O que é o BEEM?
 (Balanceamento Emocional Energético Muscular)
É um método de aprimoramento pessoal educativo e terapêutico que tem por objetivo restaurar o equilíbrio da estrutura corporal e energética desativando as emoções negativas. Esta metodologia atua diretamente no sistema de energia corporal para restaurar o fluxo interrompido pelo trauma, estresse e emoções negativas.
O BEEM nasceu da combinação de três metodologias “primas irmãs”, a Cinesiologia Aplicada, o One Brain (Cérebro Uno) e a EFT- Técnica de Libertação Emocional. (você encontrará mais adiante outras informações sobre as metodologias mencionadas).
As três metodologias estão relacionadas aos princípios tradicionais chineses de manutenção da saúde, contudo estas três metodologias também avançam, pois integraram as pesquisas ocidentais sobre a capacidade de auto regeneração e cura do corpo ( um sistema inteligente que busca o equilíbrio constantemente).
 
 O que esperar deste trabalho.
Você vai:
Identificar as emoções por trás das atitudes e pensamentos e perceber como elas influenciam seu estado de equilíbrio.

Traçar uma vida mais produtiva e criativa.

Atingir a plenitude de seu potencial.

Aliviar o estresse físico e mental.

Reduzir os estados emocionais negativos (ódio, raiva, ciúmes, etc.) e fortalecer as emoções positivas (amor, fé, coragem, paz interior, etc.).

Utilizar técnicas diversas na “lição de casa” para aliviar emoções negativas.

Conhecer seu corpo e o modo como ele “fala” com você.

Aliviar a tensão e a dor física
Como resultado você vai obter uma mudança no seu modo de lidar com os problemas e desenvolver uma atitude mais criativa perante os desafios da vida. Em adição, ao eliminar a carga negativa das emoções o sistema corporal encontra mais facilidade para ser recuperar de problemas físicos de diversos tipos o que faz deste método um excelente auxiliar no tratamento de diversas doenças.
E como diz o Dr. John Diamond: “Ter a aparência mais jovem à medida que você aprende a apagar as linhas da autodúvida e da infelicidade de seu rosto

 
 Quais os procedimentos utilizados pelo BEEM nas desativações
 durante a sessão?
Com o cliente sentado, em pé, ou, para maior conforto, deitado na maca os procedimentos são realizados numa seqüência normalmente repetitiva. Primeiro alguns toques em pontos do sistema de energia corporal para estabilizar a resposta corporal. A seguir testamos os 14 músculos (que correspondem aos 14 meridianos) e corrigimos as desarmonias encontradas. Esta correção é feita com procedimentos que podem variar do toque leve em pontos dos meridianos a movimentações leves de braços e pernas e movimentações oculares.
Enquanto o cliente realiza os exercícios ele repete verbalmente, como um lembrete, uma frase que identifica a situação problema.
Cada sessão tem como foco uma ou mais dores físicas ou emocionais que o cliente determina como sendo geradora da negatividade emocional e do estresse e para cada situação problema o cliente cria sua frase. A frase deve ser utilizada também na “lição de casa”.

Por exemplo:
Apesar desta dor no pescoço, eu escolho ser saudável”, ou
Apesar do medo que eu sinto, Eu me aceito completamente”, ou
Embora eu tenho tido esta experiência profissional negativa, eu escolho a transformação”.

Como você pode observar a frase tem duas partes distintas. A primeira parte focaliza o problema que deve ser desativado e a segunda parte evoca o estado mental saudável desejado. E muito importante a repetição da frase durante a realização dos procedimentos, pois é da natureza da mente divagar e perder o foco quando a intensidade emocional é alta.

Importante: para facilitar a percepção do cliente da intensidade da emoção negativa da situação problema, normalmente peço que ele de uma pontuação para o estado negativo que vai de 0 a 10, sendo dez a negatividade muito intensa e 0 nenhuma negatividade. Isto ajuda na auto-avaliação e educa os sentidos para o controle emocional.

 
 Qual a importância da lição de casa?

A “Lição de casa” é uma parte muito importante deste processo terapêutico educativo, pois a pessoa tem aí, uma oportunidade única de experimentar a auto observação de suas emoções e interferir no seu curso no cotidiano como co-responsável em seu próprio desenvolvimento, além de acelerar o progresso.

 
 O que é uma desativação?

É a restauração do fluxo energético corporal que foi rompido por uma experiência limitante ou traumática.

 
 O sistema de energia corporal

Nossos corpos têm uma natureza elétrica profunda. Qualquer curso de anatomia contempla esta idéia. Esfregue seu pé no carpete e depois toque algo de metal e às vezes você pode perceber a eletricidade estática que é descarregada por seus dedos. Isto não seria possível se seu corpo não tivesse uma natureza elétrica. Se você tocar a chapa quente do fogão, sentirá instantaneamente a dor, pois a informação será eletricamente transmitida pelos nervos ao cérebro. A dor viaja a velocidade da eletricidade e é por isso que sentimos a dor tão rápido. Mensagens elétricas estão sendo constantemente enviadas em nossos corpos para informar o que está acontecendo e sem o fluxo desta energia, não seríamos capazes de ver, ouvir, sentir, provar ou cheirar. Outra evidência obvia a respeito da eletricidade (energia) corporal é o eletroencefalograma (EEG) e o eletrocardiograma (ECG).
O EEG grava a atividade elétrica do cérebro e o ECG grava a atividade elétrica do coração.
A civilização conhece isto há milênios, pois há cerca de 5000 atrás, os chineses descobriram um complexo circuito no sistema de energia do corpo que flui através do corpo. Estes circuitos de energia, os meridianos, como eles o chamam, é a peça central das práticas de saúde no Oriente e forma a base de uma grande variedade de técnicas de tratamento de saúde, tais como, a acupuntura moderna, e a acupressura. Esta energia percorre o corpo e é invisível a olho nu. Não pode ser vista a não ser com equipamento de alta tecnologia.

 
 O que são os cinco elementos?

A tradição chinesa utiliza a metáfora dos cinco elementos para descrever o equilíbrio orgânico e a movimentação da energia pelo corpo. São eles: fogo, terra, metal, água, e madeira, assim para estar em equilíbrio o fluxo de energia deve transitar pelos cinco elementos de tal forma que não haja excesso ou falta ou estagnação em nenhuma das esferas. Assim, muita madeira aumenta o fogo e para baixar o fogo eu posso precisar da água ...ou cortar a madeira... e assim por diante. Para fazer circular a energia vital dos cinco elementos temos os meridianos (canais de energia vital que percorrem o corpo).

 
 O que são meridianos e qual a relação com o corpo físico?

Meridianos são canais por onde as energias sutis fluem. São 12 meridianos bilaterais, isto é, repetem-se simetricamente no corpo e dois no eixo corporal, o Meridiano Central e o Meridiano Governante. Eles recebem o nome do órgão cuja energia governam e estão relacionados aos cinco elementos da seguinte forma:

Fogo
meridiano do coração
meridiano do intestino delgado
meridiano da circulação-sexo
meridiano do triplo aquecedor

Terra
Meridiano do estomago
Meridiano do baço-pancreas

Metal
Meridiano do pulmão
Meridiano do intestino grosso

Água
Meridiano dos rins
Meridiano da bexiga

Madeira
Meridiano do fígado
Meridiano da vesícula biliar

Os Meridianos Central e Governante estão relacionados ao Cérebro.

Importante: dizer que existe um bloqueio no fluxo de energia do meridiano do coração não quer dizer que a pessoa tem um problema cardíaco, a relação energia e órgão não são de causa e efeito, os chineses tem outro modo de olhar a saúde. Por outro lado ter um problema cardíaco é indicação de algum desequilíbrio na energia do meridiano do coração. Difícil e estranho para nós ocidentais aceitar esta forma de raciocínio, no entanto a Medicina Chinesa tem mais de cinco mil anos e apenas recentemente foi descoberta pelo Ocidente principalmente pela divulgação massiva nos anos sessenta e setenta da acupuntura nos E.U.A

 
 Qual a correlação entre os cinco elementos, as emoções e os
 meridianos?
Emoção Meridianos Elemento
Raiva e a Amargura Fígado e vesícula biliar Madeira
Medo e a ansiedade Bexiga e rins Água
Tristeza e a culpa Pulmão e intestino grosso Metal
Desgosto e a rejeição Estomago e baco-pancreas Terra
Pesar e a solidão Coração
Intestino delgado
Circulação-sexo
Triplo aquecedor
Fogo
 
 O que é uma emoção negativa?

Emoções negativas são rupturas no sistema de energia corporal que ocorrem quando experienciamos eventos traumáticos.
Nossos cinco sentidos recebem informações constantemente e estas impressões são registradas no nosso sistema orgânico com imagens, sons e sensações e constroem nossas memórias.
Nem sempre temos consciência da totalidade destas informações, pois se tivéssemos nosso sistema entraria em colapso pelo excesso de dados a serem processados, por isso parte delas fica registrada no inconsciente, que rege grande parte de nossas ações.
Assim, se uma pessoa sofre um acidente de carro, ela vai se lembrar apenas de parte deste evento, pois caso recordasse tudo, o trauma se repetiria criando um estado de tensão permanente no organismo e todas as emoções negativas decorrentes do acidente estariam ativas e interfeririam na sua funcionalidade diária. É neste momento que entra em ação um maravilhoso mecanismo chamado Atenção Seletiva. Este mecanismo permite o arquivamento de sensações e impressões, assim após um acidente de carro podemos continuar dirigindo sem que nosso corpo dispare toda a adrenalina decorrente do medo que sentimos quando o evento aconteceu.
Embora boa parte destas informações esteja no inconsciente à ruptura energética ocorreu e pode afetar o desempenho da pessoa de diversas maneiras, nem sempre tão obvias como, por exemplo, nunca mais subir num carro. Assim também, traumas não são necessariamente eventos catastróficos de grandes proporções, um olhar, uma rejeição, uma gargalhada dos colegas durante a apresentação de um trabalho escolar, um fracasso afetivo, todos estes eventos podem ou não gerar uma ruptura no sistema de energia corporal reforçando uma emoção negativa, e esta emoção pode afetar o desempenho da pessoa.

 
 O que acontece no corpo quando desativamos uma memória
 mocional negativa?

Quando desativamos uma memória emocional negativa o fluxo de energia corporal é restaurado, e a intensidade emocional diminui ou desaparece totalmente. Apenas o fato histórico permanece. Há pesquisas que mostram o mapeamento cerebral antes e depois da estimulação dos pontos de meridianos que mostram as alterações na dinâmica elétrica do cérebro.

 
 O que é a libertação das emoções negativas. (ver EFT)

Uma libertação de emoção negativa elimina a carga de negatividade relacionada àquele determinado padrão de comportamento, padrão de pensamento ou crença e permite que você desabroche e eleve-se acima das barreiras escondidas no inconsciente que te impedem de desempenhar plenamente suas capacidades.

Libertação de anos de autodúvida culpa, relutância, pesar pela perda de alguém que amamos, ou raiva, ou memórias negativas.

Libertação para desenvolver sua autoconfiança, para sanear sua vida financeira, fazer aqueles contatos de negócios, iniciar um novo negócio, melhorar sua pontuação nos esportes, perder peso, aproximar-se das pessoas com facilidade, ou tornar-se um palestrante, cantor, ou comediante, etc.

Libertação da ansiedade que faz você, consumir álcool, fumar cigarros ou atacar o refrigerador.

Libertação para expressar amor facilmente e caminhar neste planeta com graça e confiança.

Libertação de medos intensos, ou fobias, ou ansiedade.

Libertação é deixar para traz a bagagem emocional negativa, a mala pesada que carregamos, sem necessidade, pois muitas vezes nem sequer extraímos aprendizado do sofrimento, apenas nos bloqueamos de ter uma vida plena e de ir em frente vivendo uma vida mais efetiva.

O BEEM é baseado na descoberta de que o desequilíbrio no sistema de energia corporal tem um profundo efeito na estrutura mental e emocional do indivíduo e postula que, corrigir estes desequilíbrios, (o qual é realizado através, de procedimentos que envolvem, o movimento muscular, a tapotagem de certos pontos no corpo, e a concentração na integração dos hemisférios cerebrais) gera com freqüência um rápido alívio.

 
 Coaching e o aprimorar do desempenho pessoal?

Quando atuamos no mundo, o fazemos a partir de nosso próprio repertório emocional. A emoção esta presente em tudo o que fazemos e também as emoções negativas. Não precisa ser um trauma do tamanho de um bonde para atrapalhar nossa performance basta apenas uma pequena autodúvida um “Será?” E temos ai à ruptura do sistema de energia do corpo fazendo com que nosso rendimento caia mesmo na área em que somos proficientes. Será que vou conseguir? Será que ela vai aprovar? Será que estou bem preparado? Estas frases apenas refletem uma emoção subconsciente e negativa e não adianta simplesmente pensar positivo temos que ter a emoção positiva a nosso favor desativando a emoção negativa.

 
 Devo parar qualquer tratamento médico que esteja fazendo?

NÃO! Nunca interrompa um tratamento sem a autorização de seu médico.

 
 Este método é científico?

Neste trabalho utilizamos o conceito de energia tal como é conhecido nas ciências físicas e biológicas. Atualmente, existem grupos no mundo todo pesquisando os efeitos de terapias energéticas, sua eficácia e ação sobre o corpo e o cérebro. Não temos todas as respostas e esta é sem dúvida uma área controversa, mas há seriedade e empenho de cientistas do mundo todo para compreender melhor, como e porque elas funcionam. E é bom lembrar que a base deste trabalho é a milenar medicina chinesa.

 
 E o teste muscular (TM), como funciona?

O teste muscular é um instrumento de diagnóstico energético criado pelo Dr. G. Goodheart (ver Cinesiologia Aplicada), que permite que o corpo cote sua “versão” dos fatos energéticos e aponta os pontos de correção necessários. A Cinesiologia Aplicada é uma área vasta e complexa e é necessário muita prática para realizar os testes com precisão. Quando fazemos o teste muscular percebemos a variação da tonicidade do músculo em contração ou extensão e também como ele se comporta frente a diferentes estímulos. Muitas vezes o cliente se surpreende quando faço uma determinada observação: Como você sabe disto? Ele pergunta espantado. E eu digo: Seu corpo me contou através do teste muscular. Ai ele fica um pouco confuso e então eu explico que com as respostas que o corpo dá pelo TM nos podemos relacionar fatos energéticos tais como emoções, meridianos, cinco elementos, símbolos e outras relações que nos dão um padrão de comportamento negativo que está afetando o sistema corpo-mente.

 
 Como o BEEM maneja problemas emocionais que são muito
 intensos e/ou tem estado com a pessoa por muito tempo.

Da mesma forma que maneja todos os problemas emocionais, pois na nossa abordagem a causa é sempre uma ruptura no sistema de energia corporal e utilizando os procedimentos de desativação emocional restauramos o equilíbrio trazendo alívio independentemente da severidade do problema.
As abordagens convencionais tendem a focalizar apenas as memórias ou outros processos mentais e ignorar o sistema de energia corporal (onde se encontra a verdadeira causa).
Quando o BEEM requer persistência não é por causa da intensidade ou da longa duração do problema. É em geral por causa da complexidade do problema. E complexidade significa a existência de vários aspectos de um problema que necessitam ser aliviados, cada um por sua vez, antes que um alívio total possa ser sentido.

 
 Como o BEEM lida com o estresse e a ansiedade?

Estresse e ansiedade têm a mesma causa de todas as emoções negativas, uma ruptura no sistema de energia corporal, assim elas são tratadas da mesma forma que qualquer outra questão. Estresse e ansiedade tendem a ser problemas contínuos porque as circunstâncias que os criam são contínuas. Uma situação familiar abusiva ou um ambiente de trabalho estressante, são apenas dois de uma longa lista de possibilidades.
Na maioria dos casos, a “lição de casa” deve ser utilizada com persistência (diariamente) porque as circunstancias estressantes tendem a aparecer diariamente. Após um período, você perceberá que suas respostas a eventos difíceis estão muito mais calmas. As coisas simplesmente não te atingem mais você como costumavam atingir e você sorri mais, sua saúde melhora e a vida parece mais fácil.

 
 O que é Cinesiologia Aplicada?

No final dos anos 60 o médico americano George Goodheart, criou a Cinesiologia Aplicada, um sistema de diagnóstico do fluxo energético corporal que utiliza os testes musculares desenvolvidos por Kendal & Kendal e Wandworth nos anos 40, porém neste sistema a ênfase do teste é na tonicidade(estado de contração básico) dos músculos sob diferentes condições físicas e emocionais. O Dr. Goodheart observou que estes estímulos causavam o aumento ou redução da tonicidade muscular, e incorporou métodos de correção, empregando reflexos naturais do corpo (os reflexos neurolinfáticos descritos por Chapman e os reflexos neurovasculares descritos por Bennet) e associou a estes conhecimentos o sistema de meridianos da medicina tradicional chinesa.

 
 O que é o One Brain? (Cérebro Uno ou Integração Hemisferial)

É um método que utiliza o biofeedback do teste muscular para diagnosticar os desequilíbrios energéticos ligados à integração dos hemisférios direito e esquerdo do cérebro. Este método propõe uma série de exercícios para facilitar esta integração e permitir uma estimulação cerebral mais harmônica.Criado pelo Three In One Concepts, uma corporação educacional cujos fundadores D. Whiteside e G. Stokes foram um dos primeiros instrutores da Cinesiologia Aplicada.

 
 O que é a EFT? Técnica De Libertação Emocional

A EFT é “prima irmã” da Cinesilogia Aplicada e foi sistematizada por Gary Craig a partir dos trabalhos do Dr. R. Calaham. Também baseada no sistema de energia corporal dos meridianos, tem como procedimento básico a tapotagem dos pontos terminais dos meridianos enquanto a pessoa sintoniza o problema que está sendo tratado através da afirmação.
A Afirmação segue os padrões que já explicamos anteriormente.(apesar deste (PROBLEMA), Eu me aceito completamente). É de Gary Craig o enunciado em que pautamos nosso trabalho:

“A causa de toda emoção negativa é uma ruptura no sistema de energia corporal”.

 
 Tributo aos pesquisadores

Ao Dr. George Goodheart e suas valiosas contribuições no campo da Cinesiologia Aplicada, muitos de seus conceitos pioneiros, em conjunto com as avançadas idéias da Cinesiologia Aplicada formaram os alicerces sobre o qual esta nova abordagem vem sendo construída.

Ao Dr. Diamond cuja abordagem na liberação da Energia Vital é baseada em sua descoberta de que cada um dos 12 meridianos da acupuntura esta relacionado a estados emocionais específicos.
JOHN DIAMOND, M.D., graduado pela Sydney University Medical School 1957. É psiquiatra treinado e professor na Australia e nos EUA onde se tornou Membro e Presidente da International Academy of Preventive Medicine. Autor dos bestsellers Your Body Doesn't Lie, e Life Energy Analysis.

Ao Dr. Roger Callahan, que foi o primeiro a trazer a público estas técnicas de forma substancial, e o fez a despeito de toda a hostilidade vinda de sua área profissional.

A D. Whiteside e G. Stokes criadores do Three In One Concepts, e do sistema Cérebro Uno. Eles são os pioneiros na aplicação de técnicas de eliminação das tensões emocionais que impedem o cérebro de funcionar plenamente e globalmente.

A Gary Craig criador da EFT e divulgador generoso. Sua dedicação à causa da saúde emocional e sua postura generosa são um exemplo modelar.

 
 Um pouco sobre mim

Na minha busca pessoal pela transformação, pelo desenvolvimento e aprimoramento pessoal meu primeiro encantamento foi com o teatro, em especial com o Psicodrama Pedagógico que estudei com o professor Clóvis Garcia na ECA –USP. Com o psicodrama aprendi que, pensar sobre si mesmo não precisa ser uma atividade apenas mental, pode ser uma atividade que engloba as dimensões, do espaço, do corpo e das emoções e como educadora tive o prazer de ver jovens desabrochando em seu potencial após passarem por programas que cuidadosamente montei utilizando as técnicas do Psicodrama e Jogos Dramáticos.
Durante os anos em que fui uma das diretoras do Centro de Idiomas do Senac em São Paulo aprendi que alguns dos obstáculos mais fortes ao desenvolvimento humano estão ligados às crenças sobre si mesmo. As crenças negativas, os “não posso” os, “não consigo” são impedimentos concretos ao desenvolvimento do ser humano e como buscadora que sou, fui atrás de outros instrumentos úteis para transpor estas barreiras. Encontrei a Programação Neurolinguística. Com a PNL desenvolvi programas de desbloqueio de aprendizagem em idiomas e programas de treinamento para docentes, e estudei como o estresse influencia nossa capacidade de aprendizagem e impede uma ótima performance.
Ainda com a PNL aprendi que podemos interferir em nossos pensamentos antes que eles interfiram na nossa vida, aprendi que temos capacidade de mudar a “configuração mental” que modelamos em tenra idade, quando ainda não tínhamos poder de discernimento suficiente para fazer escolhas mais ecológicas.
Tive o privilégio de estudar PNL com John Grinder, Todd Epstein e Robert Dilts, pessoas que além de serem os criadores desta técnica professam claramente seu compromisso espiritual com a evolução humana. Expresso aqui minha gratidão.
E foi ainda John Grinder que me ofereceu a pista mais valiosa para que eu continuasse minha busca. Num de seus seminários ele disse para quem queria ouvir: “o caminho mais rápido para a transformação de um estado emocional é o corpo” e então ele pediu que ficássemos em pé e desenvolveu um exercício envolvendo todo o corpo, movimentos e ritmo. O efeito foi instantâneo a energia dos participantes alterou-se dramaticamente. Grinder é elegante e sutil em seus ensinamentos e demonstrações, é um esteta do desenvolvimento humano.
A frase ficou registrada na minha mente e norteou minhas buscas e meus encontros com a Cinesiologia Aplicada e suas primas queridas a EFT e o One Brain técnicas que compõem o BEEM e estão explicadas neste site.
Expresso mais uma vez minha gratidão aos que desenvolveram estas técnicas, em especial a Gary Craig que permitiu que muitos ao redor do mundo, através de seu compromisso com a extensa divulgação se beneficiassem com a Libertação Emocional.

Cristina Moraes é Coach em Performance Pessoal, Educadora, Psicopedagoga, terapeuta naturista, Máster Trainer em PNL e Cinesiologa filiada ao International Kinesiology College da Suíça e á ABRACE Associação Brasileira de Cinesiologia Especializada e Educacional.
Diretora da CMV Tecnologia em Educação Terapêutica e autora de diversos trabalhos na área de aprimoramento pessoal e terapêutico.

 
 Contato

Itu
Rua Padre Bento 656
(11) 9184-7707

São Paulo
Rua Lisboa 198 Jd. América
(11) 3088-0957

Email: cristmorae@ig.com.br

 
voltar
 
 
© 2005 - Todos os direitos reservados
Digitall Midia